Skip to content

Moda é reconhecida como arte.

08/02/2011

Em setembro/2010 foi eleito o Colegiado Setorial de Moda, fazendo com que o setor de moda fosse reconhecido como Cultura dentro do Ministério da Cultura (MINC).

O Colegiado votou para representantes regionais (Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul) e representantes de eixo (Eixo Criativo, Eixo Associativo/Institucional, Eixo Empresarial)

E no dia 06 foi publicado no O GLOBO uma entrevista com Ronaldo Fraga que faz parte do colegiado e divulgou algumas informações importantes de como o setor se beneficiará com esse apoio do Governo Federal, e diga-se de passagem demorou para acordar para o setor que no ano de 2009 faturou U$S47 bilhões (dados da ABIT).

No site do ministério da cultura,quando entrei tinha pouquíssimas informações, apenas os nomes que faziam parte do colegiado. Para entender a importância do acontecimento, divulgo alguns trechos da entrevista, quem estiver afim de ler integralmente é só clicar aqui.

A moda agora tem representação oficial no órgão máximo da cultura, o que a coloca no mesmo patamar da literatura, da música, do cinema ou das artes plásticas.

Karla Monteiro para o Globo.

 

As duas diretrizes apontadas por Fraga na entrevista são de fato imensamente importantes. São elas:

  • Cuidar da memória da moda, contando a “história do Brasil pelo viés da moda”
  • Incentivar a capacitação e a pesquisa de moda.

Uma outra coisa importante de se destacar e que já faz parte do meu pensamento há algum tempo, é que se a moda Francesa, Italiana, Americana são reconhecidas como autenticas e características da região de onde são, é porque todas tem incentivos do governo para se desenvolverem. E na entrevista Ronaldo Fraga destaca isso.

Abaixo um trecho do meu, já citado, TCC, onde disse exatamente a mesma coisa:

Hoje, a moda faz parte do Ministério da Cultura e possui um colegiado de profissionais representando o segmento. Podemos considerar isso como um grande avanço para o desenvolvimento do mercado. JOFFILY (1999) nos conta que em 1988 havia especulações em torno de incluir os assuntos de moda no guarda chuva do Ministério da Cultura, 22 anos depois a moda passa a fazer parte desse Ministério e passa a ser reconhecida como manifestação cultural brasileira. A inclusão se deu no ano corrente (2010), e ainda vamos ver como será o reconhecimento da área no que diz respeito a investimentos e oportunidades para o setor. Mas esse é sem dúvida um grande e importante passo para que a moda encontre seu caminho e evolua a partir de então. Sabemos que nos países europeus a moda tem grande reconhecimento do Estado e recebe diversos investimentos, se atribuirmos o sucesso do reconhecimento da moda européia à sua valorização pelo governo, podemos afirmar que muito em breve a moda daqui será reconhecida além de seus biquínis.

(OLIVEIRA,2010) – parte do meu TCC

 

Ronaldo Fraga nos conta que foi criada também, a Secretaria da Indústria Criativa, que segundo ele “pode dar a verdadeira estrutura para a economia.”

E para fechar com chave de ouro, uma frase que o meu amado estilista citou:

Sonho com o dia em que os talheres, os móveis, as roupas desse país tragam a referencia da cultura brasileira.

Lina Bo Bardi

 

Não parece muito com o que Gilberto Freyre falou, e eu citei aqui ?

 Não sei quem é o autor da foto, se alguém souber me fale!
Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 12/03/2011 5:32 pm

    “No século XV,a moda já era considerada tão importante na França,que pediram a Carlos VII que criasse um ministério só p/ ela”
    SVENDSEN,2004,p.9

    Mais um fato para comprovar como levar a moda a sério é um grande passo para que ela seja desenvolvida e estabelecida como importante fator na economia de um país!

Trackbacks

  1. MIMO « Blog da Amanda Oliveira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: