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Pegando o bonde

29/03/2011

Há poucos dias encontrei ou ela me encontrou, não me lembro! uma “recem-blogueira” (just like me), a Juliana Paiva, do The Big Fashion Theory (aliás, bem bolado!!). Nos identificamos uma com a outra por fazer de nossos  blogs, algo que vai além do que vemos tanto por ai. Uma banalização dos conceitos de moda. Um apelo ao consumo descontrolado, uma necessidade de estar dentro das ultimas tendências e a necessidade de mostrar para todos o quão descolada, fashion e IT você é. Marquem na história da moda: primeira década do século XXI foi marcada pela sociedade querendo ser cada dia mais IT.

Sim, eu sou designer de moda, e preciso que as pessoas sigam as tendências e preciso que as pessoas consumam para manter a minha profissão e meu emprego. 

Mas o espaço dos blogs ficou meio vazio de conteúdo.

O processo é bem mais complicado do que pensar no look do dia. Quem está trabalhando de verdade na área sabe como o sistema produtivo influencia na economia e também no meio ambiente… para citar apenas dois dos efeitos anteriores ao seu look do dia.

Enfim estou pegando o bonde da Jana para expor o que penso!

Vamos conversar mais sobre o que a gente pensa e menos sobre o que a gente veste, tá?

Jana Rosa

Quando fiz o blog, não sabia ao certo para que ele serviria, minha mãe e uma tia tinham sugerido para eu fazer um blog para dar “dicas” paras as pessoas… mas isso já tem de monte, já tem bastante pessoas que ACHAM que entendem de moda e que estão há muito mais tempo na blogsfera (ta certa essa palavra?!) do que eu, que achei inútil ser mais uma…

Resolvi que faria um blog para divulgar o meu trabalho e meus TCC’s. Para expor meu modo de pensar para quem quisesse ler…  Acabou que fiz um pouco mais do que havia planejado, falei (e continuarei falando) sobre livros, previsões de tendências em sua fase de nascimento, sobre arte, cursos, coisas que comprei e indico, pessoas legais que estão fazendo produtos mais legais ainda… enfim… coisas úteis para mim…

Retuitando meu twitt de hoje cedo, após ler o texto da Jana:

@amandatwirer: enxeu mesmo ver o seu esmalte da semana,o look do dia,sua bolsa louis vuitton,seu sapato valentino,sua it bolsa chanel! conteúdo minha gente! 

E para mostrar que há coisas interessantes para ler e refletir sobre a moda, faço abaixo uma listinha do que já li ou estou lendo.  Vamos criar o movimento das IT conteúdo!

  • A linguagem das roupas – ALISSON LURIE
  • Moda uma filosofia – LARS SVENDSEN
  • Modos de homem e modas de mulher – GILBERTO FREYRE
  • Observatório de Sinais: teoria e prática da pesquisa de tendências – DARIO CALDAS
  • Style Surfing: what to wear in the 3rd millennium – TED POLHEMUS
  • O império do efêmero – GILLES LIPOVETSKI

 

Se alguém lembrar de outro livro e quiser indicar, coloque nos coments! Vou olhar em casa na minha mini biblioteca e acrescento depois!

E para quem gosta de ler conteudo nos blogs de moda, algumas sugestões:

Para inspirar:

Até o IT dandy, IT designer, IT fotógrafo, IT divo>>>>> Lagerfeld investe em conteúdo.

 

Primeira imagem: © Fabiana Velôso Via Beaty in everything
As imagens do Lagerfeld estavam há muito tempo salvas no meu pc, como sonho de consumo. Não sei de quem são, nem de onde tirei. Se souberem é só avisar que dou o crédito!
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8 Comentários leave one →
  1. 29/03/2011 4:00 pm

    Falando em pegar o bonde, veja algumas fotos antigas dos bondes de são paulo e rio basicamente, no qual vc pode até mesmo, pensar em uma coleção baseada naquela epoca… acho que ficaria bem bom….

  2. 29/03/2011 11:00 pm

    Uau! Parabéns pelo post Amanda! Espero que as it girls se cuidem, porque, pelo visto, a onda de it conteúdo tá crescendo cada vez mais! E parcerias não vão faltar daqui pra frente, pode contar comigo, viu? Obrigada pelo apoio. Beijão!

    • 30/03/2011 10:51 am

      olha ta crescendo mesmo.. hoje achei outro post falando sobre isso.. falava sobre a IT natural!! veja la no twirer! bju

  3. 30/03/2011 10:44 am

    Amandinha! amei o “tapa na cara” da banalidade! hahahahahahaha! um texto rico, uma bandeira a ser levantada…outra detalhe…me encheu os maneirismos e inglesismos das revistas de moda…os estilos já tão conhecidos, cada hora “sofrem” um nome novo: elas querem colocar um nome mais “rococó” p as pessoas acharem q é tendencia e é bacana falar assim, às vezes eu falo por força de expressão, já se enraizou…um poeta mto importante, nao me recordo o nome…disse q se usamos outra lingua p valorizar o q fazemos, somos pobres em auto estima…já reparou q parei de colocar nomes em ingles nos meus looks, eu quero fortificar minha autoestima e valorizar a nossa lingua…hehehehe, bem, assunto p manga né?! super beijo! é um prazer aprender com vc!

  4. 31/03/2011 7:07 pm

    apoiada! mas sabe, antes eu ficava indignada com tanta futilidade e abordei tudo isso e mais um pouco na minha monografia sobre jornalismo e blogs de moda, só que temos público para tudo e infelizmente eles são 80% mais para a futilidade, fazer o que! visitando também tantos blogs a gente vai percebendo mais os gostos, nas regiões, lá de onde eu sou, por exemplo, que é fortaleza, toda menina da “MODA”, se veste com saia de cintura alta+regata+bolsinha fake chanel! é engraçado, mais ao mesmo tempo interessante saber como todas as pessoas são! 🙂

    • 01/04/2011 8:52 am

      é interessante analisa como as pessoas são influenciadas pelos blogs… bacana é ser it… e não acho errado que faz blog com esmalte da semana, com look do dia,,, cada um na sua… só que ficou cansativo.. todo mundo qr fazer blog para falar das mesmas coisas… acaba acrescentando muito pouco.. acho q essa nova decada será marcada por uma analise mais profunda dos conteudos, uma discussão de ideias mais profunda do que o sapato da moda… É logico que gosto de ver looks bonitos, fotos vem tiradas, e inspiração para fazer as unhas.. mas não é todo mundo que tem o dom de tirar uma boa foto, montar um bom look, ou fazer uma unha mais bancana, então vamos usar nosso talento individual e participar dos blogs, contribuindo com um diferencial e não sendo aenas mais um!
      Vou visitar seu blog Isabelly! beijão

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