Skip to content

Couro alternativo e brasilidade!!

22/09/2011

Passeando pelo site E-fabrics, encontrei uma informação que desconhecia e que muita gente não deve fazer nem idéia de que existe.

Para começar, que não conhece a E-fabrics, está perdendo tempo!

 

Descobri o projeto em uma aula de Tecnologia Têxtil, onde tomei conhecimento sobre  a seda ecológica.

Que é a seda feita após o bichinho da seda furar o casulo. Como muitos sabem, para fazer essa seda maravilhosa que conhecemos é preciso matar o bichinho que teceu esse tão valorizado e rico fio. Já no processo de produção da seda ecológica, acontece diferente, o fio é feito depois que a lagarta encerrou seu ciclo, saiu do casulo e virou mariposa. Esses casulos normalmente virariam resíduos, mas com o processo da seda ecológica isso não ocorre.

Mas o foco não é esse, porque seda não é couro e estamos falando de couro.

O projeto E-fabrics, tem uma proposta muito relacionada com a idéia de moda brasileira. Valorizando e incentivando a pesquisa de produtos baseados na produção sustentável e no consumo justo.

A Osklen está a frente nas pesquisas e na utilização desses materiais. Como idealizador do projeto, Oskar Metsavaht tem colocado os e-fabrics em evidencia, fazendo com que esses materiais estejam cada vez mais presentes nas coleções de moda

Achei um vídeo ótimo, lindo, inspirador, sobre sustentabilidade como brasilidade:

No site eles explicam:

(…) associando à sua sensualidade e criatividade, o valor de suas principais riquezas e singularidades: a biodiversidade as tradições culturais do país.

O site do projeto está entre meus favoritos, para sempre entrar em busca de alimento para a criatividade, eis que hoje entrei para ler o que tinha de novo e encontrei a pele de rã!!!

Olha essas pele coloridas!!

Imagem daqui

Você já tinha ouvido falar disso? A pele de tilápia estava e está em total evidencia. Encontramos diversos produtos feitos dessa matéria prima! Mas couro de rã, pra mim foi novidade!!

E ai fui fazer uma busquinha no google para ver a quantas anda a pele de rã.

A verdade é que vi pouquíssimos produtos, muito artesanato e algumas fotinhos do couro. Me parece algo que está começando e que ainda vai chegar ao conhecimento das pessoas.

Imagem daqui

E para isso estoy aqui, para que você profissional do setor de calçados, bolsas e artefatos de couro (ou não) conheça mais uma alternativa sustentável para seu negócio. Lembrando que sustentabilidade não é moda. Mas necessidade e escolha de marcas e pessoas inteligentes!

Zoom da pele

Imagem daqui

Descritivo do Material:

O couro de rã tem sido explorado em peças exclusivas: considerado exótico, as peles curtidas de rã apresentam uma beleza singular e uma excelente resistência .(…)

De cor naturalmente verde, cinza listrado, marrom e verde cinza, esta espécie foi escolhida pelos ranicultores devido ao bom desempenho produtivo, como seu rápido crescimento, alto número de ovos por postura e fácil manejo.(…)

Características Socioambientais

No processo de curtimento, as peles chegam dos criadouros “in natura”, onde são limpas e preparadas para o curtimento e tingimento. Em todas as etapas de transformação são conhecidos métodos ecológicos, que não fazem uso de metais pesados, como o cromo, muito nocivos ao meio ambiente e a quem entra em contato com eles.

Com o alto comércio de carne de rã no mundo todo, o couro seria um resíduo jogado no meio ambiente. Mas agora não é mais.

Basta usar a criatividade e desenvolver lindas coisinhas feitas do couro desse bichinho feiiiinho, mas que tem uma pele bem atraente!!

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. 05/10/2011 6:17 pm

    isso é demais!!!! bom sinal q a parte textil esteja fazendo a sua parte pela sustentabilidade! vou visitar o e-fabrics…será q consigo comprar tecidos por lá? bjao linda e mtas saudades de vc e Aninha!

  2. ana paula permalink
    30/07/2013 5:26 pm

    Me perdoe, Amanda, mas feiiiinha é você. A rã não tem nada de feia. huahuahuahua
    E parece que vc , por achá-la feia, acha que ela merece morrer pra virar carteira??????
    Meu Deus!!!!

  3. Ana permalink
    09/11/2013 8:52 pm

    Tem dó do bicho da seda e acha massa usar pele de rã e de tilápia… tsc tsc. Especismo é uma desgraça!

Trackbacks

  1. Sobre criatividade na indústria de moda. « Blog da Amanda Oliveira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: