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Mostra a sua cara!

28/05/2012

Ainda há salvação para a moda no Brasil?

A pergunta me veio ao assistir os desfiles do fashion Rio com o mesmo olhar crítico de sempre e a mesma decepção ao me deparar com cópias (ou inspirações) de produtos estrangeiros.

E a pergunta ficou ainda mais evidente ao ler o texto de Dario Caldas, sobre a industria têxtil no Brasil.

Ainda me encontro sem uma resposta definitiva para a pergunta, mas Dario aponta alguns possíveis caminhos para que a indústria e a moda no Brasil não sejam engolidas pelas marcas estrangeiras que estão chegando e pela grande quantidade de importados que são trazidos pra dentro do país.

Alguns trechos que acalmam e ao mesmo tempo agitam e preocupam meu coração, justamente por parecerem muito teóricos e com poucos interessados em colocá-los de fato em prática:

  • A moda brasileira não estaria precisando de mais criativos e de menos pretensos “criadores”?
  • Tomemos como exemplo outras indústrias, como a de softwares: os talentos brasileiros não estão sendo “roubados” pelos concorrentes, muitas vezes internacionais? Por que os “criadores” de moda locais não interessam a ninguém?
  • Por que a nós só está cabendo a “escolha” entre importar ou terceirizar em países asiáticos? Os norte-americanos, que estão sempre voltando com o fubá, já decretaram que é hora de relocalizar a produção em casa mesmo, com todo o discurso da sustentabilidade e da valorização da produção local legitimando ainda mais essa estratégia.

Para ler a entrevista Dead end Fashion? clique aqui.

Dê sua opinião sobre qual o caminho que a indústria da moda precisa seguir para mostrar sua cara e ser reconhecida.

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One Comment leave one →
  1. 10/07/2012 5:11 pm

    Acabei de ler uma matéria sobre a concorrencia “desleal” que existe entre os produtos brasileiros e os “chineses” na produção de tecidos e desenvolvimento textil.

    Enquanto o Brasil continuar com essa atual cultura, sempre iremos ficar para trás… como exemplo a lei anti dumping dos calçados, que fizeram as marcas pagarem taxas na importação e consequentemente aumentar o preço no PDV… pois, no que era para beneficiar a industria brasileira com o aumento no custo, acabou fazendo com que empresas nacionais ajustassem seu preço no PDV para ganhar alguns miseros reais a mais por calçado, sem a necessidade de produzir ou aumentar os postos de trabalho…

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